Hoje, dia Nacional Escola Azul, o Agrupamento João da Rosa, em Olhão, esteve em força, cumprindo a missão deste dia, limpar o litoral, na missão "Isto (não) é a minha praia".
As várias escolas do agrupamento, tal como um pouco por todo o país, escolheram uma zona e foram limpá-la de resíduos, tanto quanto possível.
Como "o mar começa aqui" os mais pequeninos das escolas nº 6 e Cavalinha, bem como os alunos do 5º ano que não estavam em provas de aferição, foram limpar o recinto escolar e as imediações.
Duas turmas do 3º ano da escola da Cavalinha foram à sede do Parque Natural da Ria Formosa limpar uma das áreas, e aproveitaram também para remover algumas das espécies invasoras.
Duas turmas do 3º ano da Escola Nº6 foram para a Ilha da Armona, limpar a zona da praia.
Os alunos da Escola de Marim foram limpar a praia dos Cavacos.
Duas turmas do 6º ano, as cinco turmas do 7º e as quatro do 8º, num total de cerca de 230 alunos foram até à zona da "praia do Pedro Zé", entre a Docapesca e as instalações da estação-piloto de aquacultura do IPMA. É uma área bonita, mas muito degradada, com muito lixo acumulado.
Todos juntos, entre as várias escolas, retirámos cerca de 700 quilos de lixo da zona costeira e envolventes. Latas, papéis, garrafas, restos de plástico e esferovite, beatas de cigarro, roupas velhas, e até cadeiras e colchões!
Foi um excelente esforço dos alunos deste agrupamento, que na sua maioria tiveram mais um momento em que se puderam aperceber da fantástica diversidade da nossa Ria Formosa, e de como é importante preservar e proteger este ecossistema tão bonito e ao mesmo tempo tão agredido por nós, que tanto dependemos dele.