Ao longo desta semana, o Agrupamento de Escolas João da Rosa viveu a sua Semana Ubuntu. Ubuntu significa: Eu sou porque tu és, ou seja, eu só posso ser pessoa através das outras pessoas Na essência está o cuidado, a atenção, a relação, a interdependência, o diálogo e a cooperação. Cuidar de mim, do outro e do planeta são outros dos motores da filosofia Ubuntu. Segundo esta filosofia, a liderança é sempre servidora e o mote é: promover a dignidade, respeitando os valores da justiça, solidariedade e reconciliação, de forma a construir pontes e derrubar os muros que nos separam.
O método Ubuntu assume o desenvolvimento de cinco competências socioemocionais centrais que estão na base do processo de crescimento humano: Autoconhecimento, Autoconfiança, Resiliência, Empatia e Serviço.
Pretende-se que, ao longo da semana, em que cada dia, que assume um nome diferente (Liderar como Mandela; Construir Pontes; Vencer Obstáculos; Vidas Ubuntu e I have a dream) se trabalhe o diálogo e cooperação, a comunicação e que o espaço sala de aula ou escola possam ser efetivos locais de aprendizagem interdependente, proativa e colaborativa.
O conceito Ubuntu é forte, é uma ida a nós e ao outro, é uma conquista! É poção mágica para a escola do futuro, mais tolerante, cooperante, feliz e proativa. Ao longo desta semana houve uma verdadeira imersão nestes valores, num horário estrito e exigente para todos e com uma multiplicidade de metodologias da educação não formal: jogos, filmes, reflexões, testemunhos, apresentações, tomada de posições, e muito mais…
Aqui fica o vídeo do primeiro dia
Saudações da equipa – Ubuntu