• 1-DSC_0030.jpg
  • 010.jpg
  • 2019-033-coaswatch-armona-02.jpg
  • 1624616403076.jpg
  • CordaoHumano2.jpg
  • DSCN0344.jpg
  • DSC_0067.jpg
  • DSC_0084.jpg
  • DSC_0087.jpg
  • DSC_0133.jpg
  • fot2.jpg
  • IMG-20211018-WA0004.jpg
  • IMG_0400.jpg
  • IMG_8676.jpg
  • IMG_20180117_163721.jpg
  • IMG_20201120_151908.jpg
  • IMG_E8708.jpg
  • received_2017137805230358.jpeg
  • WhatsApp_Image_2022-03-04_at_114159.jpeg
  • WhatsApp_Image_2022-04-01_at_115407.jpeg

A separação de pais é um fenómeno cada vez mais comum em Portugal e no mundo, devido a fatores como mudanças sociais, económicas e culturais. Em Portugal, o número de divórcios e separações tem aumentado nas últimas décadas. Em 2020, houve cerca de 23.000 divórcios e separações em Portugal, o que representa uma taxa de divórcio de cerca de 2,2 por mil habitantes.

A separação de pais também é comum em outros países do mundo. De acordo com os dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), os países com as maiores taxas de divórcio no mundo incluem a Bélgica, a Dinamarca, a Estónia e os Estados Unidos. Posto isto, este vídeo, em que as crianças de uma turma de 1.º ciclo expressam musicalmente um olhar mais leve sobre a eventual separação dos pais ou da vivência já posta de pais separados, é uma tentativa de tornar mais leve, de dar resposta a uma realidade que é já a de muitas crianças.

É comum a criança acreditar que pode fazer algo para travar um processo de divórcio, que é uma responsabilidade apenas dos adultos. À criança é, por direito, exigido que seja protegida e lhe garantam os cuidados de segurança, habitação e amor que merece. Este vídeo foi distorcido na sua imagem para proteger a identidade dos intervenientes e aconteceu depois da escuta ativa do livro "Dois corações, duas casas", da psicóloga clínica Ana Rita Dias, e colocou as crianças com as ideias mais arrumadas de qual é o seu lugar num processo destes. As crianças são os "pequenos" e os adultos os "grandes", e qualquer sistémica familiar que não respeite isto criará um emaranhado disfuncional que só pode ser corrigido quando cada familiar ocupar o seu lugar e trouxer para si a sua responsabilidade; num processo que, não sendo fácil, não precisa de ser tormentoso e traumático para a criança. Só assim valerá a pena ousar tocar nesta temática, mostrando às crianças qual o seu lugar e o que realmente importa quando os pais se separam: tal como canta a canção. 

Por: Carina Resende, Técnica Superior de Educação Social com formação pela Universidade do Algarve e Universidade de Barcelona, integra desde 2020 o Agrupamento de Escolas João da Rosa, em Olhão. Com um percurso multidisciplinar que abrange áreas como psicologia infantil, musicoterapia, pedagogia social e sistemas familiares, desenvolve atualmente um trabalho de excelência na promoção de competências socioemocionais junto de crianças do 1.º ciclo.

Projectos

 

    

EB 2,3 João da Rosa (escola sede)

Morada: Rua Caique Bom Sucesso - Quelfes
             8700-221 OLHÃO 

Telefone: 289 700 630
E-Mail Geral: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

© 2024 AEJR - Agrupamento de Escolas João da Rosa. Todos os direitos reservados. | Equipa PTE