No âmbito do Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve (PREH-Algarve), a Agência Portuguesa do Ambiente I.P. – Administração da Região Hidrográfica do Algarve (APA - ARH Algarve) promoveu o Concurso “Eficiência Hídrica na Escola”, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) e a empresa Águas do Algarve, contando com o apoio técnico-científico da Universidade do Algarve (UAlg) e da ADENE - Agência para a Energia e o apoio institucional da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região do Algarve (DGESTE - DSR Algarve).

O Concurso teve como principal objetivo sensibilizar e mobilizar as comunidades escolares do Algarve, em parceria com os seus municípios/entidades gestoras de serviços de água, para a necessidade de monitorizar o  consumo da água, promovendo simultaneamente a implementação das melhores práticas para o seu uso eficiente.

No dia 19 de julho foram entregues os prémios do Concurso de Eficiência Hídrica e a ESCOLA JOÃO DA ROSA (Olhão) tem o orgulho de anunciar que o projeto da escola coordenado pelas professoras Anabela Cordeiro e Cristiana Encarnação, ganhou o 1.º lugar com um prémio monetário de 15.000€ e de um galardão ADENE, passando a integrar, o Barómetro ECO.AP na fase piloto do projeto AQUAMONITOR.

As coordenadoras do projeto referem,   “Estamos cientes que este projeto não termina aqui. A consciencialização para os problemas relativos aos recursos hídricos é um trabalho contínuo, do qual queremos continuar a fazer parte, mobilizando toda a comunidade educativa. Deste modo o impacte do projeto permanecerá no tempo e contribuirá para a educação das gerações futuras, que crescerão mais sensibilizadas para as consequências das alterações climáticas na região envolvente da escola, o que se refletirá no uso mais eficiente da água nas zonas urbanas. “