Está concluído o processo de eleição dos delegados e subdelegados dos 5.º, 6.º, 7.º e 8.º anos.

Este ano letivo foi deliberado que a escolha dos alunos representantes das turmas dos anos acima mencionados merecia um planeamento de atividades envolvendo as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento (CD) e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) de forma a consciencializar os alunos para a importância deste(s) cargo(s) e, ao mesmo tempo, desenvolver atitudes de uma prática de cidadania responsável , ativa, participativa e interventiva.

Deste modo, as aulas de CD e TIC foram lecionadas em conjunto, onde num primeiro momento, os alunos apresentaram as características que os seus representantes devem possuir. Esta atividade propiciou um amplo e vivo debate e momentos de reflexão entre os discentes, que conduziu ao estabelecimento de um perfil de delegado/subdelegado, que depois foi confrontado com competências e funções daqueles cargos, expressas em documentos oficiais como Regulamento Interno e Estatuto e Ética do Aluno.

O segundo momento consistiu na apresentação de candidaturas ao cargo e na respetiva eleição.

Em algumas turmas, o ato eleitoral decorreu de forma tradicional, isto é, com a constituição da mesa eleitoral e os alunos fizeram a sua escolha através do voto colocado na urna eleitoral. Noutras turmas, a eleição fez-se online na ferramenta Mentimeter. Este é o processo do voto eletrónico, utilizado em muitos países.

Igualmente, os alunos do 9.º ano e das turmas de CEF 1 e 2 elegeram os seus representantes.

Aos alunos eleitos, a escola felicita, desejando que pelo do seu desempenho, representem o Agrupamento João da Rosa através de uma atitude responsável e democrática.