• EB1JICavalinha01.jpg
  • EB1JICavalinha02.JPG
  • EB1JICavalinha5.JPG
  • EB1JICavalinha6.JPG
  • EB1JICavalinha7.JPG
  • EB1Marim.jpg
  • EB23JoaoRosa-01.jpg
  • EB23JoaoRosa-2.jpg
  • Marim.JPG
  • n6.JPG

Embora estejamos a viver tempos difíceis face a esta situação de pandemia, tentámos continuar a dar voz ao nosso Projeto INCLUD-ED, que visa a transformação social e cultural da escola em Comunidade de Aprendizagem, e que se expande para outros campos por meio da participação da comunidade e da aplicação de um conjunto de ações de sucesso em todos os espaços, incluindo a sala de aula. Efetuámos algumas adaptações para garantir a segurança de todos.

Sentimos, obviamente, grandes limitações que se transformaram em dificuldades, mas que com alguma dedicação se têm vindo a contornar e a ultrapassar. Uma das ações educativas de sucesso, os grupos interativos, que sempre se revelaram muito profícuos, não se pode realizar. No entanto, desenvolvemos as nossas tertúlias. Estas compreendem uma construção coletiva de sentido e conhecimento baseado no diálogo com todos os alunos e participantes da tertúlia. O funcionamento das Tertúlias Dialógicas baseia-se nos sete princípios da aprendizagem dialógica e desenvolvem-se a partir das melhores criações da humanidade, em diferentes campos: desde a literatura até à arte ou à música. Através das Tertúlias Dialógicas, potencia-se uma abordagem direta, sem distinção de idade, género, cultura ou capacidade, à cultura clássica universal e ao conhecimento científico acumulado pela humanidade ao longo do tempo. Este ano, implementámos as tertúlias musicais.

Esta ação educativa de sucesso, as tertúlias musicais, são dirigidas a todos os alunos do nosso agrupamento e a sua promoção contou com a colaboração da educadora social, Carina Resende e da DGE, e funciona quinzenalmente, na biblioteca da escola João da Rosa.

Através deste pequeno filme que apresentamos, divulgamos o nosso projeto INCLUD-ED e o trabalho realizado junto da Comunidade Educativa. Para além disso, é uma forma de fortalecer os mecanismos de aproximação entre a Escola e toda a comunidade escolar. Com esta e outras publicações pretendemos difundir o trabalho que vamos realizando e, ao mesmo tempo, tentamos motivar a comunidade educativa a juntar-se a nós.

O nosso agradecimento e reconhecimento à educadora social Carina Resende e às turmas e alunos envolvidos que tornaram possível mais esta iniciativa de sucesso.

 Ver Vídeo AQUI

 

EB 2,3 João da Rosa (escola sede)

Morada: Rua Caique Bom Sucesso - Quelfes
             8700-221 OLHÃO 

Telefone: 289 700 630
Fax: 289 700 639
E-Mail Geral: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Contador Visitas

Hoje 17

Ontem 36

Semana 330

Mês 1340

All 304701

Kubik-Rubik Joomla! Extensions