• EB1JICavalinha01.jpg
  • EB1JICavalinha02.JPG
  • EB1JICavalinha5.JPG
  • EB1JICavalinha6.JPG
  • EB1JICavalinha7.JPG
  • EB1Marim.jpg
  • EB23JoaoRosa-01.jpg
  • EB23JoaoRosa-2.jpg
  • Marim.JPG
  • n6.JPG

Perante a situação epidemiológica que assolou o nosso país, é meu dever enaltecer o elevado sentido de responsabilidade que toda a nossa comunidade escolar demonstrou. Os professores reinventaram-se e asseguraram a continuidade da ligação pedagógica com os seus alunos e com as suas famílias e estes acompanharam esse esforço, percebendo que era fundamental que essa ligação se mantivesse.

Concluído o período avaliativo, e apesar da interrupção letiva, os profissionais deste agrupamento não abrandaram nos esforços para melhorar este contacto e aprovaram um Plano de Ação para todo o terceiro período, o qual terá o seu início já no próximo dia 14 de Abril (terça feira).

O objetivo de garantir que todas as crianças e todos os alunos continuem a aprender no presente contexto implica que cada Agrupamento conceba a melhor estratégia e Plano de Ensino a Distância (E@D). O plano E@D tem como intenções chegar a todas as crianças e a todos os alunos, bem como a boa prossecução dos objetivos estabelecidos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e nas Aprendizagens Essenciais, recorrendo aos meios necessários para tal.

Para os alunos com acesso a meios multimédia foi definida uma mancha horária adaptada à realidade do ensino à distância, que contenha uma parte fixa de trabalho com recurso a sessões síncronas entre os docentes e os alunos e outra flexível de trabalho autónomo para os alunos.

A próxima semana servirá essencialmente para afinar os procedimentos e garantir que fique tudo operacional, por isso terão de cumprir o horário da vossa turma desde o início.

A comunicação entre professores e alunos vai ser feita usando o e-mail do agrupamento (que todos os alunos já têm) e algumas plataformas tecnológicas, nomeadamente o Google Classroom, que é uma ferramenta de sala de aula online e gratuita disponibilizada pelo Google, que facilita a comunicação e interação entre professores e alunos. É um recurso digital que permite criar uma sala de aula virtual.

Nos últimos dias, têm sido enviados, a cada um dos alunos, códigos através do e-mail da escola, para terem acesso às disciplinas pois será por aí que terão acesso às atividades. Para os mais pequenos, o contacto preferencial tem sido através dos Encarregados de Educação e já estão a ser informados dos novos horários a cumprir.

O Ministério da Educação, no seu esforço de criação e disponibilização de múltiplos recursos para apoiar as escolas, criou um conjunto suplementar de recursos educativos, para a Educação Pré-Escolar e para o Ensino Básico, transmitidos através dos canais RTP 2 e RTP Memória, respetivamente.

#EstudoEmCasa é o nome do espaço que vai ocupar a grelha das 09h às 17h50, com conteúdos organizados para diferentes anos letivos, uma ferramenta para complementar o trabalho dos professores com os seus alunos. Convém realçar que esta alternativa não pretende, de forma nenhuma, substituir a desejável interação com os seus professores.

 Na segunda-feira, dia 20 de abril, arrancam as emissões do #EstudoEmCasa, que decorrerão até dia ao final do ano letivo, de segunda a sexta-feira. O #EstudoEmCasa vai transmitir nos seguintes canais:

• TDT – posição 7

• MEO – posição 100

• NOS – posição 19

• Vodafone – posição 17

• Nowo – posição 13

• https://www.rtp.pt/estudoemcasa (emissão de cada dia ondemand e módulos individualizados)

• Será ainda disponibilizada uma App com todos os conteúdos do #EstudoEmCasa.

Estes recursos são um complemento e um recurso de apoio primeiramente para que os alunos sem conectividade e/ou equipamento (ainda que pontualmente) possam beneficiar das aprendizagens aí disponibilizadas, independentemente de outras utilizações que possam ser feitas pelos docentes. Não são, pois, uma forma autossuficiente de desenvolver aprendizagens integrais no Ensino Básico.

Os recursos constituem-se em sessões de 30 minutos, organizados por blocos agregados para vários anos, blocos comuns e recursos para PLNM, desde a Educação Pré-Escolar (RPT2) ao 9.º ano, conforme visível na tabela seguinte.

Temos a consciência de que ainda não conseguimos estabelecer contacto com todos os alunos e encarregados de educação. Também sabemos que alguns terão dificuldade por não possuírem recursos tecnológicos para acompanhar esta nova realidade. Apesar do auxílio que temos pedido a entidades parceiras no sentido de criar outras formas de ultrapassar estas contrariedades, é fundamental que todos se empenhem e, nomeadamente, apelo a todos os Encarregados de Educação que ainda não estabeleceram contacto com Educadoras, Professores Titulares de Turma de 1º ciclo ou Diretores de Turma de 2º e 3º ciclos para fazerem um esforço nesse sentido. Num momento em que todos os estabelecimentos estão encerrados, podem dirigir-se à Escola Básica 2,3 João da Rosa (aberta diariamente entre as 09.00h e as 16.00h) para que o mesmo se restabeleça. É do interesse de todos que esta ligação não se perca e que a desmotivação não tome conta desses alunos.

Todos somos poucos para esta “batalha”!. Poucos de nós estariam preparados para esta realidade. Portanto, agradecemos todo o apoio que nos possam dar no sentido do restabelecimento de todos os contactos. Não descansaremos enquanto houver só que seja um aluno fora do sistema.

Este é o tempo em que todos contamos e todos somos imprescindíveis para avançar. Vamos fazer da nossa cidadania um exemplo e mostrar o nosso valor.

 

O Diretor

Luís Manuel dos Santos Felício

 

EB 2,3 João da Rosa (escola sede)

Morada: Rua Caique Bom Sucesso - Quelfes
             8700-221 OLHÃO 

Telefone: 289 700 630
Fax: 289 700 639
E-Mail Geral: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Contador Visitas

Hoje 36

Ontem 91

Semana 127

Mês 1920

All 287278

Kubik-Rubik Joomla! Extensions